A climatização adequada é essencial para manter ambientes empresariais confortáveis, produtivos e saudáveis. Na TALS Engenharia, estamos comprometidos em fornecer soluções completas em instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado para atender às demandas específicas das empresas.
O “Plano de Manutenção, Operação e Controle” tem como principal finalidade realizar a prevenção ou minimizar os riscos à saúde dos ocupantes dos ambientes atendidos por sistemas de climatização. A LEI 13.589 estabelece que o PMOC é obrigatório a todos os edifícios de uso coletivo e público.
A multa pode variar de 2 mil a 1,5 milhões de reais, a ser avaliado pela vigilância baseado no risco de contaminação do ar e circulação de pessoas.
O PMOC deve estar de acordo com as exigências da Anvisa e dentro das normas especificadas pela ABNT.
O projeto é feito levantando dados técnicos sobre o local, como número de pessoas que trabalham ali, tamanho do ambiente, infiltração de calor nas paredes, número de aberturas, como portas e janelas etc. Em seguida, o profissional fará um esboço apontando a disposição e posicionamento possível dos equipamentos. Essa é uma forma estratégica de colocar os aparelhos em posições que climatizem o ar de maneira mais eficaz. Posteriormente é feito o cálculo da carga técnica, para, somente em seguida, haver a escolha dos equipamentos. Atualmente há diversas opções no mercado, das mais simples às versões mais complexas e econômicas. Slipts ou sistemas multisplit são bastante comuns em ambientes corporativos. Em seguida, é feito o dimensionamento de dutos e das bocas de ar. Isso é necessário para que a distribuição de ar seja feita adequadamente.
Existem vários métodos diferentes de calcular a carga de calor para uma determinada área. Para o cálculo da carga térmica, é necessário realizar um levantamento de todos os cômodos da edificação e identificar todas as fontes de calor presentes. Então, com base na carga de calor calculada, o projetista de AVAC recomenda o tipo de sistema de ar-condicionado adequado para a aplicação e sua capacidade necessária. Essa abordagem ajuda os proprietários a evitar sistemas superdimensionados com custos iniciais e operacionais mais altos do que o necessário, e também sistemas subdimensionados que fornecem refrigeração insuficiente.
O PMOC se aplica a todos os estabelecimentos com ambientes climatizados artificialmente, como shoppings, hospitais, escolas, escritórios, entre outros. Este plano prevê a manutenção regular, operação e controle dos sistemas de climatização, como ar-condicionado, ventilação, aquecimento, entre outros, a fim de assegurar a qualidade do ar interior e prevenir riscos à saúde. O PMOC inclui atividades como inspeções periódicas, limpeza, manutenção e controle dos equipamentos, além de análises de qualidade do ar, garantindo que os sistemas funcionem de acordo com as normas de saúde e segurança estabelecidas. É obrigatório e sua implementação deve ser feita por profissionais capacitados na área.
Cada equipamento recebe um QR Code, o que facilita a fiscalização e acesso rápido as informações dos equipamentos. Todas as informações são armazenas com total segurança e disponíveis quando você precisar. Impressione seus clientes com uma implantação rápida e gestão eficiente.
Abertura de chamados para manutenção através do QRCODE instalado no equipamento de ar condicionado, o cliente pode acessar as informações do histórico de manutenção do mesmo e também tem a opção de rapidamente abrir um chamado de manutenção para a TALS Serviços de Engenharia, com a finalidade de sanar algum problema que possa estar ocorrendo com o equipamento.
A PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998 já obrigava a elaboração do PMOC aos ambientes climatizados de uso coletivo já existentes com capacidades térmicas acima de 60 mil BTUs ou 5,0 TRs, juntamente com a Resolução RE 09, 2003 – ANVISA, que determina os padrões de qualidade do ar de interiores. Nesta condição, ambientes que não possuem a capacidade térmica acima informada não são obrigados a elaborarem o PMOC e avaliação da qualidade do ar conforme a RE 09. No Art. 3º, parágrafo único da nova lei do ar condicionado, fica determinado que os padrões, valores, parâmetros, normas e procedimentos necessários à garantia da boa qualidade do ar interior é a Resolução RE 09. 2003, juntamente com as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa medida traz mais clareza sobre as exigências legais, citando agora a obrigação no atendimento as normas da ABNT, trazendo um desafio para os profissionais do setor se atualizarem para atender as determinações.
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um documento que registra a responsabilidade técnica sobre uma atividade realizada por um profissional habilitado, como engenheiros, arquitetos, entre outros. Ela é obrigatória para serviços técnicos ligados à sua área de atuação, garantindo a responsabilidade pelo trabalho realizado, sua qualidade e conformidade com as normas vigentes. A ART é fundamental para resguardar tanto o profissional quanto o cliente, assegurando que o serviço seja executado por um profissional capacitado e habilitado, além de garantir a qualidade e legalidade do trabalho realizado.